segunda-feira, 8 de março de 2010

oito de Março.

O que esta data representa? Mundialmente é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Claro, isso todos sabem. Há quem diga: "Mas o ‘Dia da Mulher’ são todos os dias". É...hoje pode até ser assim, mas nem sempre foi. A mulher sempre viveu oprimida, destinada a esfera doméstica. Ser a dona de casa perfeita, aquela que "cuida" do marido e dos filhos. Em algumas culturas, a mulher, vulgarmente falando, é destinada somente a dar “cria”, gerar filhos ou como quiserem chamar. Hoje ainda há muitas práticas violentas do homem frente a mulher, mas conseguimos uma lei ao nosso favor, porém..quantas são aquelas que realmente têm coragem de denunciar seus namorados ou maridos, o pai dos seus filhos? Quantas são aquelas que sentem medo e receio? Onde, embora tenham coragem, temem pela própria vida. Esta data tem por trás uma história nem sempre festiva como o tal dia, mas durante há algum tempo a mulher vem mostrando a sua verdadeira identidade ao mundo. Colocando a exemplo do Brasil, onde é a nossa realidade.. a mulher lutou de diversas maneiras para conseguir seu direito de voto e isso só aconteceu de fato depois de 1930, com Vargas. A mulher foi conquistando ao poucos o seu lugar no mercado de trabalho e hoje são elas que sustentam muitas famílias brasileiras. Elas se tornaram verdadeiras "donas de casas", onde não somente cuidam dos maridos e dos filhos, mas também sustentam ambos. Outra realidade é o fato de existirem mulheres solteiras, que cuidam dos filhos, se sustentam e preferem assim viver...sem maridos. A mulher adquiriu aos poucos sua liberdade nesta sociedade machista. E esta é uma sociedade machista até hoje, infelizmente. Tenho orgulho de ser mulher, de corpo e alma. Tenho orgulho de ser dramática, de ter TPM todos os meses e me estressar por motivos banais. Tenho orgulho de ter sensibilidade, de saber ser carinhosa e futuramente poder ser “A mãe” de meus filhos. Tenho orgulho de ser consumista sim, rs. De me encantar, de gostar de ser elogiada e gostar quando repararam que eu mudei o cabelo ou emagreci alguns quilos. Tenho orgulho de ser mulher. Uma entre tantas. Nós temos o direito de gritar, de lutar, de amar. Somos livres. Hoje somos livres...



Pensar . . . Mulher.

Sou uma mulher madura
Que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura
Que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança
Sou uma criança que atura
[Martha Medeiros]

Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções.
[Martha Medeiros]

"E ela não passava de uma mulher... inconstante e borboleta." [Clarice Lispector]

12 comentários:

Deise Oliveira disse...

Sii, parabéns por esse nosso dia! Isso nos representa muitas conquistas, mesmo que ainda estejamos no início de nossa jornada.
Gostei muito do seu novo layout, um luxo!
Super bjoks!

Emanuella Casado disse...

adoro minha liberdade, mas queria muito poder ter meus 4 filhos, e viver para cria-los skaoskso
;)
xx
*.*

Olive disse...

nos somos o sexo fragil *.*
Rá! os homens que se cuidem,esse seculo é NOSSO!
AUShASHuHA xD

Lispector ♥

Stéphanie disse...

É, nem sempre foi assim..

Ah que bom querida.

Beijos.

Larissa Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deborah disse...

Parabéns pelo nosso dia. *-*

Beijos, volte sempre.

Ervilhando no Bonde. disse...

Parabens Sika! E sim o dia é so de vcs mesmo! \z

Eu admiro muito vcs mulheres pelo o que vocês são na sociedade, pelos direittos que conquistram, e pelo o que ainda vão fazer para conquistar e construir um mundo melhor.

Adorei

Bjo Bjo

Ana Carvalho disse...

amei as fotos.
=*

adoro ser mulher

Luanne de Cássia disse...

Sim, nós somos um lindo misterio :)

jéssica disse...

a mulher é sinistra, né?! quando quer, consegue tudo! ate levar o mundo nas costas..

Franciéle Romero Machado disse...

Esse post seu Arrasou!

A mulher é exemplo de determinação,coragem e ser mulher é muito dificil, e na TPM nem se fala.
As mulheres estão conquistando o mundo, a direção das coisas vai mudando e mulher não é mais a dona de casa e submissa como era antes, pouco a pouco as coisas vão melhorando, também tenho orgulho de ser mulher :D

Bjs!

Anônimo disse...

Bom dia, Jessica!!! Gostei muito do seu blog!!! ^^ Tira uma dúvida, essa imagem de uma mulher balançando a cabeça é sua foto? Você sabe quem fotografou? Desejo usa-la em um trabalho. Muito obrigada!!! Vanessa Viana

OBS: email: vanvalas@gmail.com

Continue lendo...