segunda-feira, 31 de maio de 2010

a tal de Lispector.

"... e eu estava só sem precisar de ninguém. É difícil porque preciso repartir contigo o que sinto. O mar calmo, mas a espreita e em suspeita. Como se tal calma não pudesse durar. Algo está sempre por acontecer. O imprevisto improvisado e fatal me fascina. Já entrei contigo em comunicação tão forte que deixei de existir sendo. Você tornou-se um eu. É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o encontro real entre nós dois? Difícil contar... olhei pra você fixamente por alguns instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade."

"Meu tema é o instante? meu tema de vida. Procuro estar a par dele, divido-me milhares de vezes em tantas vezes quanto os instantes que decorrem, fragmentária que sou e precários os momentos - só me comprometo com vida que nasça com o tempo e com ele cresça: só no tempo há espaço para mim." Água viva - Clarice Lispector.



"Há muita coisa a dizer que não sei como dizer. Faltam as palavras. Mas recuso-me a inventar novas: as que existem já devem dizer o que se consegue dizer e o que é proibido. E o que é proibido eu adivinho. Se houver força. Atrás do pensamento não há palavras: é-se. Minha pintura não tem palavras: fica atrás do pensamento. Nesse terreno do é-se sou puro êxtase cristalino. É-se. Sou-me. Tu te és." Água viva - Clarice Lispector.



12 comentários:

Cíntia disse...

Clarice lispector é simplesmente incrivel!
Adoro os textos dela. Não dá para não se identificar com alguns deles.

Tenha uma boa terça!
BjxX

Luiza disse...

Selo: Blog perfeitinho, para vc, lá no meu blog !

Bjs

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Primeira vez aqui..masa mei saber que você admira essa surpreendente Clarice Lispector!!! E o "instante já" cabe a cada um de nós descobrir, não acha? Beijinhos e amei teu blog!!!!

Thamara Duvivier disse...

Adorei as citações de Clarice... E amei o blog! Vou seguir :*
bjss

~*Rebeca*~ disse...

Sika,

Incrível como Clarice sempre tem alguma coisa a dizer em cada fase da nossa vida e todas as palavras conseguem ir além.

Espero não perder contato, viu?

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Stéphanie disse...

Adoro ler Clarice, porque é uma coisa que não envelhece, está sempre atual e nos toca..

Também adoro creminhos =D

Boa semana para você também querida.

Emanuella Casado disse...

o primeiro foi você que escreveu?
nossa lindo.
os de clarice nem precisa falar.
estava sentindo sua falta lá msm.
começou a promo lá no blog.
dá uma passada lá.
:)

Franciéle Romero Machado disse...

Boa escolha de fragmentos de Clarice, palavras sempre em harmonia expressando todos os mais profundos e intensos sentimentos, dos quais é sempre díficil descrever.

Amei o post, e todos esses sentimentos em forma de palavras!


Boa Noite! =D
Tenha uma semana cheia de Alegrias!
Bjos.

Jovem Jornalista disse...

Que lindo!! Clarice tem lição pra vida!

Bom feriado!

Debs. disse...

Oi, tudo bem?
Clarice com toda certeza, escreve tudo o que eu penso e gostaria de pensar.
Realmente gosto.
Beijos

Cíntia disse...

Tem selinho para vc no meu Blog!
Bom Sabado!
BjxX!

Anônimo disse...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog do Jefh. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


Abraços

http://narroterapia.blogspot.com/

Continue lendo...