domingo, 24 de janeiro de 2010

um pouco de Lispector.


Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer. - Clarice Lispector.

*
Lúcida em excesso.

“Estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise. Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior do que eu mesma, e não me alcanço. Além do quê: que faço dessa lucidez? Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano — já me aconteceu antes. Pois sei que — em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade — essa clareza de realidade é um risco. Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias. Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto, amém.”. - [C.L]

4 comentários:

Deise Oliveira disse...

Oiee... Brigadinha pela visita lá no meu blogito ^^.
O seu blog ta lindinho... Amooo esse livro "A menina que roubava livros", também amo Neruda. Apesar da Administração ser minha vida, também sou aspirante a fotógrafa e metida a cantora, rs.
Bem-vinda a blogosfera... ah, to seguindo tah.
Bjokas!

Catarina Paulino disse...

Foto linda, Clarice é perfeita! Adorei!

Paulinha disse...

Caminho complicado, mas um dia aprendemos!rs bjss

B. disse...

q lindo, adorei o primeiro texto. concordo plenamente

Continue lendo...